Dependendo
da sua experiência de condução, habilidade, preparação e tolerância ao risco,
conduzir uma moto ao vento e à chuva pode ser um desafio divertido ou
assustador se não estiver bem prevenido. Saiba como conduzir uma moto ao vento
e à chuva e salvaguarde a sua segurança e a dos outros utentes da estrada.
A
condução ao vento e à chuva: um processo de aprendizagem
Alguns
moto riders evitam conduzir ao vento e à chuva, principalmente andar de moto no inverno em áreas com muita precipitação anual. No
entanto, mais cedo ou mais tarde, todos os motociclistas acabam por ter de
enfrentar as más condições atmosféricas contra ou a favor da sua vontade.
Quando
surgir a necessidade de conduzir ao vento e à chuva, deve pensar que isso faz
parte de um processo de aprendizagem único que lhe vai permitir desenvolver
novas habilidades e competências como motociclista. Andar de moto ao vento e à
chuva é assim um desafio que separa os bons dos maus condutores. Por exemplo, quando
os ventos estão fortes e se encontra a chover muito, as corridas de MotoGP não
são canceladas, o que significa que a máquina e o homem se conseguem adaptar às
exigências do mau tempo.
Quais os
acessórios indicados para conduzir uma moto ao vento e à chuva?
Se
existem momentos em que a maioria dos riders concorda com a escolha de um capacete que cobre toda a cara, andar à chuva é
seguramente um deles. Sem proteção facial, as gotas de água da chuva e os
ventos fortes parecem picadas de abelhas quando o motociclista viaja a alguma
velocidade.
Por
outro lado, ter roupa apropriada também é vital para combater a chuva e as
fortes correntes de vento que se fazem sentir ao volante de uma moto. Existe equipamento próprio para
andar de moto no inverno, como o fato térmico, a balaclava, as luvas
e o calçado com sola de borracha, entre outros acessórios mas, o mais
importante é que o motociclista se mantenha sempre quente e confortável para
viajar com a máxima segurança.
Tenha em
atenção que deverá utilizar uma camisola interior de lã ou de poliéster para
ficar mais protegido do frio e da chuva. Assim ficará o mais aconchegado
possível e à conta disso cometerá menos erros.
Quando
os meses frios se estiverem a aproximar, deverá testar o seu equipamento num
dia chuvoso perto de casa, pois ao fazê-lo conseguirá conviver bem com a chuva
e com o vento em vez destes estragarem o seu dia e a sua viagem.
Quais os
aspetos a ter em conta na condução de uma moto ao vento e à chuva?
Para
conduzir uma moto ao vento e à chuva com a máxima segurança, é necessário
atentar para os aspetos seguintes:
A tração da moto
A água
da chuva faz com que o asfalto fique mais sujo, o que faz com que os pneus da moto percam parte da sua aderência. Depois das
primeiras chuvadas, as sujidades e os resíduos de óleo e de combustível
acumulados na estrada formam uma camada escorregadia que dificulta a travagem
de um veículo de duas rodas.
Uma
forma de testar a tração de uma moto passa por prender, de uma forma rápida e
cuidadosa, o travão traseiro. Trata-se de um teste que também funciona com o
piso seco e é uma forma de ver como o pneu está a “agarrar a estrada”. Deve ser
feito apenas numa parte plana da estrada e não em curvas, caso contrário a roda
traseira sairá de linha.
No
entanto, os moto riders devem ter em atenção que existem determinadas zonas de
risco na condução de uma moto ao vento e à chuva como, por exemplo, os
pavimentos que foram recentemente pintados, reparados ou alcatroados, algumas
superfícies de concreto e estradas com gravilha, areia ou óleo.
Como andar em segurança
Naturalmente,
as palavras de ordem para andar de moto em segurança numa estrada molhada são: reduzir a
velocidade e ter muito cuidado com as manobras realizadas. Assim, deve manter o
corpo relaxado para a moto andar normalmente e usar os travões de uma forma
progressiva e não de uma maneira abrupta. Além disso, deve acelerar suavemente
e andar numa velocidade acima da recomendada, de modo a evitar derrapagens da
roda traseira.
A
aquaplanagem acontece menos com um pneu de moto arredondado do que um pneu de automóvel, mas,
quanto maior for a velocidade e o tamanho do pneu, maiores serão as
possibilidades de derrapar. Os pneus de chuva têm mais furos que os pneus secos
de alto desempenho para escoar melhor a água, o que faz com que adiram melhor à
estrada.
A visão do motociclista e a
visibilidade da moto
Quando
as condições climatéricas são desfavoráveis para a prática da condução de uma
moto, os motociclistas devem deslocar-se para o centro da faixa de rodagem, de
modo a serem vistos por todos os utentes que circulam na estrada.
Tenha em
atenção que devido à cortina de água que é provocada pela chuva e pelo
embaciamento dos vidros dos carros, os condutores dos automóveis também podem
ter muitas dificuldades de visão. Assim sendo, deve manter os máximos da sua
moto ligados para ver melhor e para ser visto e identificado por todos.
Os
óculos ou lentes amarelas e cor de laranja também podem ajudar a acuidade
visual de um motociclista, especialmente na condução durante o dia, pois faz
com que o ambiente seja mais claro e não tão soturno. As cores refletivas e de
alta visibilidade são também muito importantes, pois, identificam o
motociclista e mostram o local que ele ocupa na estrada. É por isso que os
capacetes e os fatos térmicos têm muitas cores fluorescentes e brilhantes.
Os ventos e as trovoadas
Existem
vários tipos de motos com carenagens muito leves e estas
geralmente são mais suscetíveis aos ventos laterais. Dessa forma, é necessário
que o motociclista se incline ligeiramente contra o vento para se manter
equilibrado. No entanto, deverá estar pronto a compensar essa ligeira
inclinação se o vento parar subitamente.
Tenha
também em mente que não é aconselhável andar de moto quando está a trovoar,
principalmente se estiver na zona de ação dos relâmpagos, uma vez que existe a
possibilidade de ser eletrocutado.
A importância da distância de
segurança
A
condução segura de uma moto implica que os motociclistas mantenham uma
distância de segurança dos outros veículos que circulam na estrada. Quando as
condições atmosféricas são adversas, a velocidade de andamento deve ser menor e
a distância de segurança que separa todos os veículos deve ser maior. No
entanto, muitos riders que tendem a seguir muito de perto a traseira de um
automóvel não conseguem mudar os seus hábitos quando está a chover. Ao
fazerem-no, estão a colocar a sua vida e a dos outros em perigo, pois, o risco
de ocorrer um acidente ou uma fatalidade por não respeitar as distâncias de
segurança é muito grande.
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