A condução de uma moto sob o efeito do álcool revela uma atitude de
extrema irresponsabilidade, uma vez que é a causa direta ou indireta de
inúmeros acidentes mortais de viação. Saiba que beber e conduzir uma moto são
duas ações que não combinam e, como tal, deve proteger e estimar a sua vida.
Beber vs. Conduzir uma moto
Todas as pessoas têm conhecimento que não devem conduzir qualquer tipo
de veículo motorizado sob a influência do álcool, mesmo que o seu consumo seja
em pequenas quantidades, uma vez que isso poderá ser fatal. No entanto, apesar
de existirem inúmeras campanhas de sensibilização que mostram que o álcool e a
condução não se misturam, algumas mensagens e grupos culturais incentivam a
fazer precisamente o contrário.
É o caso dos grupos de motociclistas que aceitam de forma conivente que
os seus membros conduzam embriagados, assim como os riders solitários que se
deslocam em cima de uma moto para locais onde, habitualmente, ingerem bebidas
alcoólicas, como bares, discotecas ou festivais. Este tipo de atitude é visto
por muitos riders como um desafio à resistência de um motociclista e, à conta
disso, colocam em causa o andar de moto em segurança.
O consumo de álcool aumenta o risco da ocorrência de acidentes, tanto
para os moto riders como para todos os utentes das vias públicas. É necessário
acabar, de uma vez por todas, com estes comportamentos irresponsáveis, dado que
cerca de 46% dos motociclistas que morrem em acidentes de viação apresentam
álcool no sangue no momento da sua morte.
O que dizem as estatísticas
As estatísticas são sempre um indicador muito importante para a
verificação e medição de resultados. Na relação estatística estabelecida entre
a ingestão de bebidas alcoólicas e a condução de um veículo de duas rodas,
evidenciam-se os pontos seguintes:
·
Os acidentes fatais que envolvem motociclistas indicam que estes têm o
dobro das probabilidades de terem consumido álcool quando comparados com os
automobilistas de veículos de passageiros.
·
Nos últimos anos, o número de acidentes fatais com motociclistas
alcoolizados aumentou cerca de 10% e este é um número com tendência a manter-se
elevado.
·
Dos motociclistas e automobilistas que morreram de acidente de viação
com álcool no sangue, cerca de 83% são do sexo masculino.
·
A condução recreativa e o consumo de estupefacientes são muitas vezes
misturados com as bebidas alcoólicas e esta combinação poderá ser explosiva e
suficiente para causar/sofrer um acidente de viação.
·
Beber e conduzir são práticas comuns dos automobilistas e motociclistas
e a maioria dos condutores (cerca de 87%) que foi apanhada por alguma operação
STOP admite que já tinha conduzido num estado alcoolizado.
·
As piores alturas para encontrar pessoas alcoolizadas na estrada (moto
riders e automobilistas) são: durante as noites e aos fins de semana. É nestes
períodos que ocorrem a maioria dos acidentes de viação.
A taxa limite de alcoolemia permitida
A alcoolemia diz respeito à presença de álcool no sangue e exprime-se
por gramas de álcool puro num litro de sangue. A taxa limite de alcoolemia
permitida na lei é de 0,50 gramas por litro de sangue e muitas pessoas
consideram que deveria ser de 0 (zero), pois uma pequena quantidade de álcool
pode duplicar ou triplicar as hipóteses de um condutor sofrer um acidente ou fatalidade.
Independentemente do tipo de moto que tenha, é
aconselhável que não conduza um veículo de duas rodas sob o efeito do álcool
pois a estrada, por si só, já apresenta muitos perigos e os moto riders devem
estar na posse de todas as suas faculdades para os enfrentar e ultrapassar.
Tenha em consideração que o processo de eliminação do álcool também é
muito lento. Por exemplo, um indivíduo que tenha atingido uma taxa de álcool no
sangue (TAS) de 2,00g/l à meia noite, precisa de aguardar cerca de 20 horas
para que o seu organismo consiga eliminar completamente o álcool que estava no
sangue. No entanto, se for submetido a um novo teste de alcoolemia às 12 horas
do dia seguinte, a taxa de álcool ainda se encontrará muito alta, nomeadamente
nos 0,80g/l.
As taxas de álcool no sangue
A ingestão de bebidas alcoólicas faz com que uma pessoa apresente um
determinado número de gramas por litro de sangue. Contudo, a TAS não depende
apenas da quantidade das bebidas alcoólicas ingeridas, mas também do seu maior
ou menor grau alcoólico, assim como se a bebida é gaseificada ou aquecida. Dos
valores resultantes de um teste de alcoolemia, destacam-se os seguintes:
·
Quando a taxa de álcool no sangue se situa entre os 0,1 e os 0,4, a
capacidade de discernimento dos condutores é muito afetada e eles ficam mais
indecisos e inseguros nas decisões a tomar. O álcool faz com que as pessoas
fiquem mais desinibidas, mas também provoca a deterioração de funções
indispensáveis à segurança na estrada, como a visão, audição e reflexos.
·
Quando os valores de álcool no sangue estão entre os 0,5 e os 0,7, a
capacidade de raciocínio diminui drasticamente, assim como a capacidade de
realizar manobras mais complexas.
·
Quando os valores de álcool no sangue excedem os 0,8 g/l, os condutores
deixam de pensar corretamente e têm muitas dificuldades em realizar as tarefas
mais simples como, por exemplo, colocar o capacete para andar de moto.
Uma realidade assustadora
Alguns moto riders continuam a pensar que conseguem lidar facilmente com
o álcool e que não existe nenhum problema em beber e conduzir uma moto ao mesmo
tempo. É o caso de alguns motociclistas que andam em bares, festivais e
concertos de rua.
Alguns sport riders, especialmente os mais jovens, também pensam que
dominam o asfalto depois de ingerirem algumas bebidas alcoólicas, pois o álcool
provoca-lhes uma sensação de falsa confiança. Este é um dos comportamentos mais
perigosos que se pode ter na estrada, pois daí surgem vários acidentes.
Muitos motociclistas chegam a afirmar que consumir bebidas alcoólicas e
andar de moto na estrada é uma situação normal e recorrente e só demonstram
preocupação em relação ao álcool em apenas duas situações: quando estão
totalmente alcoolizados e se preocupam com a sua segurança ou quando estão
parcialmente alcoolizados e se preocupam em não ser apanhados pela polícia.
O ato de ingerir bebidas alcoólicas e conduzir uma moto não é um
problema exclusivo dos grupos de motards, ou das pessoas queandam de moto em grupo,
pois, atualmente, muitos estão a lutar para mudar algumas mentalidades, mas
isso só depende da consciência e da vontade de estar em segurança de cada um.
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