sexta-feira, 17 de maio de 2019

A velha escola

A VELHA ESCOLA


 
Se pararmos para pensar, chegam a serem cômicas as situações que vivenciamos nos nossos cotidianos. Num certo posto, ponto de parada de motoqueiros e motociclistas, sempre se entabula conversa, e dessa vez, não foi diferente.

O assunto, claro, motociclismo e o tema do papo, a "velha escola", ou , "old school" como dizem os americanistas.
Até aí, o assunto é vasto e leva a longos papos. Mas, os conceitos a respeito da velha escola, principalmente quando lidos em textos aleatórios buscados na internet, chega a doer os ouvidos de quem ouve.

E foi assim que, tecendo comentários, o cidadão diz todo cheio de razão:
"Antigamente os motociclistas eram muito relaxados. Porcos mesmos. Além de sujos, não cuidavam sequer das motos, tanto que volta e meia estavam quebrados".

Ora, convenhamos que ouvir ser chamado de relaxado até passa, mas de "porco"?.

Será que esse "animal" sabia que todos queríamos sim, andar com nossas motos limpas. Coisa que era praticamente impossível, já que rodávamos a maior parte em estradas de terra. Lavavamos sim as motos, só que raramente alguém tinha um quintal com piso frio, ou mesmo, com cimento, e na maioria das vezes lavávamos em cima da terra mesmo, ou seja, quando acabávamos de lavar, já estavam sujas.

É óbvio que queríamos andar com nossas roupas limpas, só que rodando na terra e consertando a moto na estrada, era humanamente impossível se manter limpo, após meia hora.

É claro que queríamos não precisar consertar a moto, ou melhor ainda, que elas não quebrassem, mas como se não tínhamos peças, se não havia quase mecânicos e a maioria das peças de reposição eram feitas por nós mesmos, como por exemplo, os discos de embreagem, que perdíamos horas cozinhando cortiça em óleo, para confecciona-los.

Ao contrario de hoje, quando os novos motoqueiros acham bonito andar sujo, rodar com a moto suja, deixar a moto enferrujar, para "parecer" um "old school", nós na época tínhamos vergonha disso. Imagine chegar em uma festa, com metade da perna da calça melecada de óleo, a roupa cheirando óleo e vermelha de poeira. Não éramos as exatamente uma belas figuras.

Hoje é facil fazer referencias aos "áureos tempos", a "old school" e até tentar uma imitação grotesca dessa época, mas somente quem viveu a época na pele, sabe como foi difícil... Foi boa? Sim, com certeza foi. Garanto que nenhum de nós, que viveu essa época, vai dizer que foi ruim. Mas também garanto que nenhum de nós gostaria de repeti-la.
E depois disso tudo, ainda somos chamados de "porcos"....


Texto: www.blackhorsebr.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário