sábado, 27 de maio de 2017

A chamada “saudação dos motociclistas” é uma prática habitual entre nós, motociclistas, quando nos cruzamos na estrada. Este gesto que representa a união e a cumplicidade entre todos os que partilhavam os mesmos valores e espírito na estrada é, para muitos “motociclistas”, uma atitude que não faz sentido e, infelizmente, está aos poucos a cair em desuso.
Um Piloto chamado Barry Sheene (1950-2003), que no longínquo ano de 1971, inicio da sua carreira, sempre que vencia uma prova saudava o público e os fotógrafos com a mão em V, de vitória.
Como estamos a falar de uma época em que o uso de motos era infelizmente bem mais restrito, esse gesto foi adotado por todos os motociclistas da época como uma saudação muito especial entre pessoas que partilhavam os mesmos valores e espírito na estrada.·
Desnecessario será dizer que era bem mais raro que hoje duas motos cruzarem-se em estrada, daí a emoção e saudação quase obrigatória. Hoje com a maior quantidade das motos esse gesto vai-se perdendo, o que me parece uma pena.
Existem contudo outros gestos que também traduzem a mesma saudação, como o esticando a perna do lado em que se cruzam.
Também se usa a "very british" vénia com a cabeça ou simplesmente o levantar a mão.
O que importa é que cada motociclista sinta presente o espírito de saudar e ajudar cada companheiro de estrada. Quanto à ausência de resposta pensem também que aquele que se cruza pode ir concentrado na condução ou simplesmente não se aperceber da sua saudação. Há que dar o benefício da dúvida.·
Penso ainda que quem não saúda ou responde deliberadamente, nunca sentirá o verdadeiro prazer de compartilhar o espírito que se vive entre verdadeiros motociclistas, pelo que chego a ficar com pena dele…

Nenhum comentário:

Postar um comentário