terça-feira, 9 de novembro de 2010


A real dimensão do imaginário...



Vocês já  experimentaram olhar para dentro dos automóveis quando estão pilotando motocicletas?

Durante sua viagem,  já se deparou com alguém na janela de um automóvel olhando para você com aquela cara de “não sei o quę” ?

Já pararam para  imaginar  o que pensam as pessoas dentro  dos carros quando nos vêem passar de motocicletas ?
 
Já encontraram explicações para aqueles carros que nos “fecham na estrada”, “que insistem em ficar na nossa frente obstruindo nossa passagem”, outros, que  ao contrario “entram dentro do nosso comboio e não querem sair”,  aqueles que nos apertam e “nos xingam e saindo  correndo”, ou aqueles que simplesmente nos “ignoram” fazendo as maiores barbaridades na estrada...
Por mais que tenhamos uma postura adequada na estrada, por mais que pilotemos com segurança e bom senso, por mais que preservemos nossa individualidade, nós seremos sempre  aos olhos dos motoristas de 4 rodas os “motoqueiros loucos” e no nosso caso especifico da turma dos “SUJOS, BRUTOS e MALVADOS”...
E isso não é nada se incluirmos também aqueles  que de carro  ao passar por um motociclista acidentado, caído e estendido na estrada, olham com desdém e dizem para o companheiro(a)  ao lado:  Bem feito !
Vamos ir um pouco mais além:  Um irmão motociclista  um dia fez o seguinte comentário:
 ” Nosso grupo motorizado  estava chegando no posto da Castelo Branco e eu de longe percebi uma movimentação do pessoal local. Recolhiam as crianças, os homens levavam as mulheres para dentro, havia um ambiente de  tensão ante nossa chegada,  até que paramos e tiramos os capacetes... De repente,  uns olhavam para os outros e diziam: são velhos, cabelos brancos, falam bem, etc,etc, olhavam para nós e sem entender,  riam deles  mesmos...

Quem de nós não se sentiu um “peixe em aquário” ante os olhares estupefatos das crianças e adultos ao entrarmos em comboio nas cidades do interior.

Quem de nós não sentiu a sensação que chamamos de “ver a banda passar”...
Será que existe uma explicação para tudo isso?

Onde finalmente está  a explicação para todas estas coisas que acontecem, conosco ?

É simples, e tudo isso é perfeitamente explicável .
Vamos voltar aos carros passando  e olhando para nós : Os homens com cara fechada como se tivessem pensando: vagabundos, bandidos, atrapalhando todo mundo; a esposa  ao lado, olha para nós  por uns instantes e envergonhada baixa a cabeça; talvez tenha pensado “isso que é homem, e não  esta besta que tenho aqui do lado”, a adolescente olha e sorri em seguida também desviando o olhar: talvez tenha imaginado aquele príncipe montado em um cavalo alado que vai resgatá-la daquela prisão de 4 rodas,  e finalmente as crianças que sorriem, acenam, falam animadas entre si ante a sensação do inusitado, do desconhecido.

Temos somente uma certeza: Todos, naquele momento queriam estar no nosso lugar ou conosco na garupa !

E vocês podem ter certeza, o vento na cara, o participar da paisagem, a sensação de poder ir e vir  e a inconfundível e irresistível sensação de liberdade  são os motivos de tudo isso  que acontece conosco quando estamos pilotando nossas motocicletas.
As reações raivosas e indignadas dos motoristas dos automóveis vão continuar a  existir mesmo que nós não façamos absolutamente nada contra eles. E por um único motivo:
“A NOSSA LIBERDADE INCOMODA AS PESSOAS”
Incomoda e provoca manifestações de raiva, ódio, de fazer algo contra nós, de alguma maneira de ferir nosso espírito de liberdade, a ponto de ver uma pessoa que nunca viu,  ferida e caída na estrada e sentir uma indescritível sensação de prazer; só pelo fato de ser um pobre motociclista...
Esta é a grande mensagem que EASY RIDER  quis  deixar imortalizada  no filme de Peter Fonda. 
Finalmente meus amigos motociclistas, sinto informá-los que de nada vai adiantar fazer algo para mudar isso, porque ao meu ver, algumas coisas como inveja, rancor,etc,   são inerentes e natas nos seres humanos .Assim, quando você estiver pilotando sua motocicleta em uma estrada ,  não se irrite com os automóveis ou com seus motoristas , ao contrario mostre que  você é único no mundo, e que  em cima de sua moto,  tal  como as águias  ao abrir suas imensas asas  para voar,   você esta  exercendo seu direito de ser livre !
                              
Viva a vida – Desfrute sua Liberdade !

* Compilado da Internet - Autor não identificado

Nenhum comentário:

Postar um comentário