domingo, 7 de outubro de 2018


CHOVE CHUVA, CHOVE SEM PARAR…


Pilotagem na chuva é bem específica e totalmente diferente do que pilotar no seco.
Sempre pergunto nas minhas palestras qual é a chuva mais segura para a pilotagem, uma bem forte ou uma bem fraca?
A maioria das pessoas diz que é melhor pilotar na chuva fraca, mas não é!
O que muita gente faz, assim que começa a chover, é acelerar para chegar no seu objetivo. Isso é muito arriscado pois fará com que o motociclista pilote em velocidade mais alta do que de costume e velocidade é um dos maiores fatores que contribuem para os acidentes. Além disso, na maioria das vezes a chuva vem antes de você chegar ao seu destino.
Sobre chuva forte ou fraca: a mais segura é a forte pois, devido ao volume, ela lava o pavimento mais rapidamente eliminando resíduos de óleo, areia, lixo e sujeira que ficam acumulados em cima da sinalização horizontal. Por outro lado, pouca água é o ingrediente que falta para misturar com os resíduos e produzir uma mistura escorregadia.

PARA A SUA SEGURANÇA, CONFIRA ALGUMAS DICAS:

1 – Um bom equipamento de proteção como uma boa capa , botas e luvas é primordial. Um pouco de água, mais cedo ou mais tarde, vai entrar porém muito menos e garantir o seu conforto e bem estar ajuda muito, já que não vai atrapalhar na sua concentração e toda a atenção é destinada a pilotagem.
Excelentes produtos podem ser encontrados tanto em lojas físicas como também em lojas online, tal como o Mercado Livre, que oferece uma variedade de opções e preços para todos os gostos.
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2 – Em relação a moto, os pneus devem estar em bom estado para otimizar a tração no pavimento molhado e evitar as aquaplanagens. Os freios idem pois serão menos efetivos molhados e imagine se estiverem gastos.
3 – O grupo óptico também é muito importante para tornar a moto mais visível e ter farol iluminando e luz do stop funcionando faz uma grande diferença.
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4 – A distância necessária para a motoatingir a inércia ou seja, a parada total, será triplicada com o pavimento molhado então velocidade reduzida é lei.
5 – Acionar os freios de vez em quando é muito bom porém não totalmente. É importante secar lonas e pastilhas para quando for realmente necessário o uso, os mesmos serem mais efetivos.
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6 – Quando parar a moto acione a luz do stop para chamar atenção dos motoristas que se aproximam por trás.
7 – Evite trafegar próximo a caminhões, ônibus e carros velhos pois esses veículos costumam vazar óleo e essa mistura “chuva e água” é fatal para nós.
8 – Nunca transitem por cima das sinalizações horizontais, pois a tinta usada tem na sua composição borracha e plástico para poder expandir no calor, encolher no frio e não quebrar. Essas sinalizações secas são perigosas e molhadas são explosivas.
9 – Com a força das chuvas, tampas de bueiros podem ser arrancadas transformando-se em verdadeiras armadilhas para nós motociclistas. Além disso, essas tampas e outras superfícies metálicas são lisas como sabão bem como atalhos em postos de gasolina portanto, evitem essas situações.
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10 – Uma última nota. Muitas luvas propagam ser 100% impermeáveis  e as mesmas são caras. A que é 100% custa muito pouco e funciona mesmo pois já usei várias vezes. São aquelas usadas para lavar roupas, basta comprar um número maior e usar por cima da luva de pilotagem.
CADA MOTO UMA VIDA E A SUA É IMPORTANTE PARA MIM.

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